INICIAÇÃO NO YOGA

Em fevereiro de 1984, uma frase levou-me e, por curiosidade, aquilo que faria parte de minha vida para sempre...


— Yoga-pratique antes que você precise —


Bispo foi o meu primeiro professor e a Yoko minha grande amiga e companheira neste caminho. Com ele foram sete anos de prática e aprendizado. Na sequência pude aprender mais com Neide Chire, minha segunda professora.


A partir daí uma nova necessidade e caminho surgiu. Por que não ensinar e direcionar o que aprendi até agora, somando com o que vou aprender no curso de Formação para professores de Yoga? Por que não transmitir a riqueza do Yoga àqueles que buscam o sentido da vida?


E assim, em 1992 iniciei o curso no Instituto de Yoga Clássico - Hatha Yoga com Cláudio Duarte.


Em 1994 comecei dar aulas no Instituto Oniki onde a casa forma massoterapeutas e acupunturistas com deficiência visual. Além de crescer com os alunos, tive algo único em minha jornada, dar aulas para deficientes visuais, em destaque Jorge. Uma pessoa especial que veio para aprender e praticar, e que ensinou e me inspirou como professora . Ali atuei por aproximadamente sete anos.


INICIAÇÃO NAS TERAPIAS HOLÍSTICAS

Com o decorrer dos anos, o amor e a dedicação só aumentaram e uma nova etapa se abria. Quase como uma necessidade, comecei a estudar mais sobre natureza humana e métodos naturais. Em 2004 iniciei o curso de Naturopatia na Humaniversidade. Com isso fui aprimorando a percepção individual de cada aluno. Conhecer a ação das ervas, das massagens, reiki, cromoterapia e de muitos outros métodos ao ser humano, que por fim levam ao bem-estar e muitas vezes, controle ou cura dos males. Ainda em 2004 iniciei um trabalho de atendimento voltado nesta área.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tipos de Terapias Holísticas

Holística: Uma forma de tratamento que considera o organismo vivo como um todo.

Acupressão - uso de pressão, através dos dedos ou ponteiros, nos pontos cutâneos.

Aromaterapia - aplicação dos aromas como recursos terapêuticos.

Auriculoterapia - terapia através da orelha para diagnóstico e tratamentos, utilizando sangria, sementes ou agulhas.

Calatonia - toques nos pés e em pontos de representações neurais ligados aos diversos órgãos do corpo induzindo ao relaxamento profundo que leva a regulação do tônus e reequilíbrio da energia física e mental.

Pulsologia - diagnóstico chinês feito através dos pulsos.

Drenagem linfática facial e corporal - estimula produção e movimento da linfa. Melhora o sistema imunológico além de ser tranquilizante, relaxante e analgésico. Auxilia na regeneração dos tecidos, no combate ao reumatismo, celulite, osteoporose e efeitos da menopausa.

Fitoterapia - plantas medicinais frescas ou secas e extratos naturais para tratamento de várias enfermidades.

Florais - são medicamentos de ação indireta, sem efeitos colaterais para tratamentos e problemas emocionais, afetivos, físicos e existenciais.

Magnetoterapia - pastilhas, placas ou fitas magnéticas, onde ocorre um fluxo natural energético que auxiliam na eliminação de dores, problemas musculares e inflamações.

Shantala - é uma massagem indiana para bebês. As manobras geralmente são executadas pelas mães ou pelo profissional.

Massagens para gestantes e idosos.

Moxabustão - bastão de artemísia, aplicado sobre ou próximo à pele, para tratamento de doenças e na manutenção da saúde.

Reflexologia - manipulação das zonas reflexas. Intensifica as forças vitais e seus poderes de cura. Manutenção do equilíbrio psíquico e espiritual e instrumento para o diagnóstico de deficiência no sistema energético.

Reiki - é um método que permite canalizar e transmitir agia prânica ou vital através das mãos, equilibrando e harmonizando quem o recebe.

Ventosaterapia - vácuo parcial que causa congestão e drenagem do sangue local fazendo a troca gasosa. Purifica o sangue, ativa a circulação, auxilia na recuperação de tecidos, na eliminação de dores e toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário